sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fé racional

Estou lendo um livro do Bispo Macedo chamado de "Fé Racional" que trata sobre o tema "Fé emotiva X Fé racional". Gostei muito de uma frase que diz assim: "Enquanto o coração dado por Deus é movido pelo sentimento de absoluta certeza, o coração da natureza humana é movido pelas circunstâncias do mundo em que vive".

Há uma grande diferença entre estes dois tipos de fé. O que vemos hoje é muita gente sendo enganada pelo coração, pelas falsas religiões etc. Este tipo de fé não traz benefícios nenhum à pessoa, pois esta não encontra coragem para sacrificar sua vida em prol da vida prometida pelo Senhor Jesus. São pessoas que vivem de acordo com as circunstâncias, ou seja, pessoas que possuem a fé natural. Se as condições são favoráveis tudo vai bem, porém se algo acontece onde a pessoa não vê saída, logo entra em desespero, justamente por não ter a fé racional, a fé viva e eficaz em Deus.

As pessoas nascidas de Deus tem um novo coração que não depende das circunstâncias do momento para sentir paz e alegria. Muito pelo contrário. Pessoas com o novo coração possuem estes dons vindos do próprio Espírito Santo. A fé que processam, a fé racional, traz benefícios à sua vida.

A fé racional é baseada na razão. Antes de tomar qualquer decisão a pessoa pesa, avalia e assim age. Já as pessoas de fé emotiva não pensam para agir, pois seguem o que seu coração manda. Quantas pessoas você já ouviu dizer que é melhor "seguir a voz do coração"? O que não sabem é que quando ouvem essa voz, sua vida está fadada ao fracasso, pois "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" ( Jeremias 17.9).

Meditem nessa palavra. Olha como o profeta Jeremias fala sobre o coração. Ele diz que é mais enganosos do que todas as coisas.

A fé racional nos leva a fazer as escolhas certas, pois não busca somente os benefícios imediatos, mas pensa nas consequências para seu futuro. Essa é a fé inteligente, que realmente agrada a Deus.

Apenas creia! Não ligue para o que você sente ou deixa de sentir. Ignore seus cinco sentidos. A fé racional não tem nada a ver com sentimento, é na verdade a fé espiritual.

"Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário