segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sabedoria

Sabedoria. Uma palavra bastante citada pela bíblia, não é mesmo? Ser sábio é o mesmo que juízo, bom senso e conduta orientada de acordo com conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo.

Vemos muitas pessoas dizendo que os mais idosos são os conhecedores da sabedoria, pois já passaram por muitas coisas na vida e, por isso, podem ensinar aos mais jovens. Creio que na realidade a sabedoria é algo que vai muito além de conhecimentos adquiridos durante a vida, pois sábio é somente aquele que conhece a verdadeira vontade de Deus, que busca o entendimento da sua palavra, e vive de acordo com ela.

As Sagradas Escrituras foram escritas à muito tempo atrás, porém traz todo o conhecimento de que precisamos para viver uma vida reta diante de Deus. É importante que reservemos um tempo do nosso dia para esta leitura. No começo pode parecer um pouco difícil o entendimento, mas quando começar a haver um verdadeiro envolvimento com o Senhor Jesus Ele irá te guiar. Por isso, antes de abrir a bíblia, peça com sinceridade à Deus que lhe mostre Seu querer, que lhe ensine sobre sua vontade, e depois leia bem devagar, pois o importante é entender e meditar. Não adianta ler muito e não entender nada, se um versículo lido e entendido produzir vida em você, é mais importante do que ler muitos capítulos e não produzir nada. É interessante também ter um dicionário ao lado, assim você pode consultar as palavras, não somente àquelas que você não entende o significado, mas também àquelas que você entende, mas quer saber mais sobre ela.

O livro de Tiago é bem pequeno, porém traz muitos ensinamentos. No cap. 1 Tiago fala sobre a fé e a sabedoria, dizendo assim: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a porém, com fé, em nada duvidando pois o que duvida é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo vento".

Esta passagem é maravilhosa. Então, a sabedoria é para todos!!! Basta que peçamos à Deus com Fé.
É importante notar que o apóstolo diz que devemos pedir sem duvidar, e isto é justamente a FÉ. Deus não dará a sabedoria a alguém que duvida, que não tem certeza que pode receber esta bênção de Deus, pois são como a onda do mar, ou seja, não tem sua confiança solidificada em Deus.

Observemos as ondas do mar, como o próprio apóstolo citou. Estas não são fixas, elas vêm e vão, uma hora estão aqui e logo depois estão acolá. Do mesmo modo são as pessoas que duvidam, pois não se firmam nos seus propósitos e, dessa forma, não recebem coisa alguma do Senhor, pois nunca sabem o que devem fazer.

Por isso, lance agora de você todas as dúvidas e peça Deus a sabedoria em oração, e creiam de fato e de verdade que Deus dá a você com generosidade e bondade, pois de fato isso Ele prometeu.


Tiago 1 - 5:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário